Em reunião ontem realizada em Lisboa, Manuel Alegre informou os seus apoiantes, pertencentes ao MIC e à Corrente de Opinião Socialista, da decisão pessoal que tomou. Explicou que não saía do PS, porque apesar de poder "não concordar com a prática e as políticas", diz reconhecer-se "nos valores e princípios do socialismo democrático".
Em conferência de imprensa a seguir à reunião, Manuel Alegre leu uma declaração:
1. Não sairei do PS – Ajudei a fazer este partido, a sua história é parte da minha história, posso não concordar com a prática e as políticas, mas reconheço-me nos valores e princípios do socialismo democrático.
2. Não formarei um partido para as próximas legislativas – Reconheço que há uma crise de confiança nos partidos cujo monopólio está a esgotar-se, há a necessidade de renovar a vida política, de cativar os jovens para a política e para a coisa pública, assim como de preparar novas soluções para a esquerda e para a democracia. Mas isso é um processo inseparável do processo social. Exige uma acção pedagógica e o reforço da cidadania. E não se fará sem ou contra o espaço socialista.
3. Não serei candidato a deputado – Fui convidado pelo Secretário Geral, com espírito de abertura e companheirismo, para integrar as listas do PS. Não seria digno impor condições ao Secretário Geral do PS. Só faço exigências a mim mesmo. E são essas exigências que me ditam a decisão de não me candidatar nas próximas eleições legislativas.
Não há ruptura com o PS.
Não há abdicação nem retirada.
Há a decisão de continuar, sob outras formas, o meu combate de sempre pela renovação da vida democrática, pela cidadania e pelo socialismo democrático.
Obrigado camarada, nós os socialistas precisamos de ti.
7 comentarios:
Deixou órfãs centenas de milhar de apoiantes que votaram nele para as Presidenciais, da próxima vez que Manuel Alegre "vá a votos" é difícil acreditar em alguém que durante 3 anos fomentou esperança e que só num dia nos deu desilusão.
Adeus Manuel Alegre, contigo nunca mais.
¡Buenas!
En mi opinión Manuel Alegre ha hecho muy bien en mantenerse militante del Partido Socialista y no aceptar candidatarse a un escaño en el Parlamento Portugués. Es deber de un buen militante socialista luchar por sus ideas y ideales en el seno del partido. A lo largo de mis más de veinticinco de militancia partidaria han sido muchas las veces en que he discrepado de las prácticas y políticas perseguidas por la dirección del partido, pero no he abandonado ni la lucha ni el partido.
Hoy por hoy discrepo en mucho con las prácticas y políticas del partido y reprocho los silencios, la pasividad de la Internacional Socialista frente a la crisis mundial. No nos estamos constituyendo como un referente en relación al cambio de modelo económico que es necesario.
Manuel Alegre tiene razón cuando habla de la necesidad de renovar la vida política y de cativar los chavales para la política. Le queda muy bien estos pensamientos y como se dice en Portugal «mais vale tarde do que nunca!» Todavía, no puedo olvidar el trato del partido frente a los chavales desde mí adolescencia: Un joven militante socialista en la década de los ochenta esencialmente servía para pegar carteles en las paredes durante las campañas electorales. Hoy en mis cuarentisiete años de edad, tengo un hijo militante que ya no pega carteles pero que se queja de algo idéntico. Ahora los jóvenes sirven más para colorir las espaldas de los candidatos, agitando banderas, como mampara humana muy bonita para las imágenes que pasan en los telediarios. Muy poco ha cambiado.
¡Enhorabuena que Manuel Alegre vea ahora lo que no ha visto en los últimos treinta años!
Por mí, trocaba bien un Sócrates por Zapatero y Manuel por Manuel me encanta mucho más Manuel Chaves. Ni tiene que decir… bien necesitaba el PS de una secretaria de organización como Leire Pajín.
Saludos,
José Manuel
Observación: en el último párrafo del texto el vocablo portugués «precisamos» hay que quitar una «s».
Gracias camarada Jose Brás dos Santos por tus palabras y tu oportuna corrección ortográfica.
Salud y adelante.
O poeta Alegre é um alegre poeta! Que mais se poderia esperar, senão o dobrar a espinha, para tentar ser candidato a PR?
Llamando a las cosas por su nombre!
Infelizmente assim se prova:
Que as montanhas apenas são capazes de parir ratos;
Que as ideias e os ideais servem para fazer declarações e não para agir;
Que em politica o confronto em nome de princípios é incómodo;
Que em idade de reforma, a reforma doirada é preferível às reformas da governação.
Que o silêncio é de oiro;
Que já não há heróis;
Que as palavras raramente correspondem aos actos e estes às ideias gritadas;
Que mais vale esperar pelas eleições para a Presidência da Republica calado e quieto.
...Mas alguém esperava mais do isto???
Seus "poetas"!
Ainda assim e embora não esperasse nada mais, tenho que afirmar que mantenho a mesma estima pela pessoa e a mesma admiração pela obra poética de M.A.
Não assino "anónimo" e deixo um abraço!
SABEAR - SABER AMAR
www .clubesdv.com/sabear
www.ptshot.com/izaias
negcioglobal.blogspot.com
www.me2everyone.com/465103
www.dinheirointernet.biz/128
en www.manueldominguez.es tenemos una pagina sobre portugal o zeca , adriano e moito mais, salgueiro maia,. entrevistas e videos, informa para que entredes e deixedes a vosa opinion www.ribeira.eu
Publicar un comentario