domingo, 13 de septiembre de 2009

Españoles malos vecinos y aprovechados


Ayer debatieron "cara a cara" los líderes del PSD-PPD y el PS en la televisión privada SIC. Dona Manuela Ferreira "Mala" Leite volvió a reiterar que suspenderá la construcción del AVE Madrid-Lisboa si gana las elecciones legislativas en Portugal el próximo 27 de septiembre.
La Senhora Doutora disse: "Espanha está interessada em que o TGV chegue a Portugal para captar "mais fundos comunitários". “O senhor engenheiro deve pedir aos seus camaradas, para lá da fronteira, para deixarem de fazer manifestações e pressões contra a minha pessoa. Não gosto dos espanhóis metidos na politica portuguesa, já que Portugal não é uma provincia espanhola”.
"No me gustan los españoles metidos en la política portuguesa, estoy defendiendo los intereses de Portugal, que no es una provincia de España", enfatizó Manuela Ferreira Leite, exaltada, en el debate. Sócrates recordó a Ferreira Leite que cuando era ministra de Economía en el gobierno conservador de José Manuel Durao Barroso participó en la cumbre ibérica de Figueira da Foz, el 8 de noviembre de 2003, en la que se firmó el acuerdo en el que su Ejecutivo se comprometía a construir cuatro líneas de alta velocidad. Además, el candidato socialista argumentó que, posteriormente, Ferreira Leite participó en un Consejo de Ministros del que salió una resolución en la que se afirmaba que "el proyecto de inversión del AVE es estructural, contribuye al crecimiento del PIB, induce a la creación de empleo y es un factor decisivo para Portugal".

Ferreira Leite se limitó a responder que las circunstancias de entonces son muy diferentes a las actuales y recurrió al tema de la crisis para decir que la materialización de la construcción del AVE Madrid-Lisboa, previsto para 2013, supondría un endeudamiento insostenible para el país. "Diga a sus camaradas de la frontera que dejen de hacer manifestaciones, peticiones y presiones sobre el tema del AVE", se quejó la candidata conservadora, quien acabó por añadir que se refería a "algunos dirigentes españoles, en conjunto con portugueses, que se han manifestado contra ella".

Sócrates volvió a ser claro en relación al AVE: "Portugal tiene que decidir si quiere la estación internacional en Badajoz o Lisboa". "Yo la quiero en Lisboa", remató.
Yo también la quiero como ciudadano con doble nacionalidad y voy a meterme en la campaña hasta las patas que hoy inicia Sócrates aquí al lado en Arronches y Évora para que a esta mal encarada y olvidadiza señora se le quiten las ganas de decir quiénes si y quiénes no participan en la democracia portuguesa.
Não me digam que a Senhora "Mala" Ferreira Leite vai nos por em guerra com a Espanha como moro perto da fronteira passo ja pro outro lado ainda me lembro do tempo do Salazar. Esta sera familia?

18 comentarios:

Anónimo dijo...

Pensem e repensem e tentem olhar para os lados, Portugal precisa é de avançar e não de recuar, a Drª. Manuela Ferreira, representa o retroçesso, a falta de Liberdade, a anti-Democraçia, os Guardiões do Templo perdido. Pensem ao menos nas gerações futuras, elas merecem um pais mais justo, mais humano e mais desenvolvido. voto Ps.

Armindo dijo...

Eu nunca me interessei por politica e nem votava mas ontem por acaso vi o debate e fiquei surpreendido pelo que vi realmente o homem tem jeito a senhora estava sempre a engasgar-se só quero dizer isto eu vou votar neste homem quer dizer no nosso primeiro ministro,eu sou reformado e tinha a reforma baixa mas com este, como se diz complemento solidario ja ganho mais que o ordenado minimo grande homem vou votar em ti

Anónimo dijo...

O Que MFL Disse Mesmo foi... que não gostava de Espanhóis,ucranianos, caboverdianos....,só falta dizer que não gosta dela! Além de se esquecer que trabalhou para os espanhóis do Santader!

Anónimo dijo...

O Que MFL Disse Mesmo foi... que não gostava de Espanhóis,ucranianos, caboverdianos....,só falta dizer que não gosta dela! Além de se esquecer que trabalhou para os espanhóis do Santader!

Anónimo dijo...

A economia Portuguesa depende e muito da economia espanhola, quer queira-mos quer não muitas das nossas exportações são para espanha pois não faze-mos fronteira com mais nenhum país, milhares de portugueses trabalham em espanha, a maneira como MFL falou de espanha poderá abrir um grave precedente e ter serios prejuisos se MFL for para o governo. Portugal deve cooperar com a espanha e não iniciar uma politica contra a espanha como a MFL quer pois é uma luta que nunca terá bons resultados principalmente para Portugal.

Força PS dijo...

A Sra. tem de ir para o asilo.

Paco Camps dijo...

Que llame Monago a esta Señora y le apague el fuego que la consume. El Bomebero sabe mucho de apagar fuegos.

Açoriano dijo...

Em Ponta Delgada, Manuela Ferreira Leite afirmou que "é normal" a reacção do ministro espanhol, depois de a líder social-democrata ter dito que suspenderia o projecto do TGV caso vença as próximas eleições legislativas.

Acrescentou ainda que é contra o envolvimento espanhol na discussão deste tema em Portugal: "Não gosto dos espanhóis misturados com os portugueses. Não gosto dos espanhóis metidos na política portuguesa. Eu não tenciono resolver os problemas de Portugal em função dos interesses espanhóis".



Ainda sobre as reacções de José Blanco Manuela Ferreira Leite explicou que negociará com Espanha a suspenção do projecto, caso seja eleita primeira-ministra.

A tipa é uma iberista total.

Portuscale dijo...

Alçúém duvida de que a Espanha anda metida a apioar o PS via Zapatero/Sapateiro? Quando Ferreira Leite disse em tempos que os do PS forama Espanha fazer queixinhas sobre a sua posição acerca do TGV tinha razão. à dias um autarca Espanhol dizia que era importante o TGV para as mercadorias da Estremadura espanhola serem escoadas! E a Prisa na TVI a caar a Manuela Moura Guedes? Quem manda afinal em Portugal? Sócrates até pode andar em Flacon com o Sapateiro espanhol, visitando os comícios um do outro e apoiando-se. Cada um escolhe os amigos que quer. Mas ninguém se pode inreometer na vida política de outro país, sabendo nós que a Espanha sempre o tentou e às vezes conseguiu. Viva Portugal.

Jose Carlos Molina dijo...

Senhora dr.ª MFL... não gosta dos espanhóis metidos na politica portuguesa, mas devia saber que a Espanha é um importante parceiro comercial de Portugal. A senhora não gosta dos espanhóis metidos na politica portuguesa e eu , bem como muitos portugueses, não gostamos de si metida na politica portuguesa.

Souto dijo...

Partidarismos à parte, a acusação da opção pelo TGV se prender com a defesa de interesses espanhois é muito grave. A ser verdade, não terá o Socrates de responder perante os portugueses quer politicamente quer mesmo judicialmente? A ser mentira, não terá a Manuela Ferreira Leite de responder pela acusação que faz? O mal em Portugal é a leveza com que suspeitas desta índole são levantadas, alertadas e impunememte passam ao esquecimento camufladas por qualquer interesse maior ou mais influente. E o povo continua a pagar!?

Diogo Nunes dijo...

Não aceito lições de patriotismo de alguém que dois anos depois de ter sido ministra de Portugal foi trabalhar ao serviço de um banco espanhol na defesa dos seus próprios interesses pessoais.

Eurico Penha dijo...

Votar é um dever civico, eu tenho 23 anos,certamente sou mais novo que tu, e vou sempre votar! So pode criticar o governo quem votou, quem nao vota,fica a margem..nem tao pouco tem direito a opinar! Eu voto PS! Jose Socrates é o unico politico com quem liderança,luta pelo que acredita! ha mt que este país nao tem ninguem assim, infelizmente eram sempre pressionados! Mas Socrates mexeu em tudo,nos tais lóbis,nao teve medo. Mexeu e bem nos professores,classe mais prestigiada do nosso país.Eu fiz o secundario e tive cada professor que era uma vergonha..metiam baixas pra ir para Cuba a uma semana do teste,obrigavam os alunos dps a fazer teste a um feriado pk tinham d apresentar as notas a poucas semanas..faltavam para fazer compras em hipermercados..Uma vergonha,mexeu e bem nos professores,so que se fazem de mt santinhos,quem passou por la é que sabe o que acontece.E esses tais professores que faziam isso aparecem nas manifestacoes contra as medidas da ministra. Viva o PS

Anónimo dijo...

A Politica de verdade, cada vez mais se sabe desta Senhora. Ministra das Finanças directa para o Santander Totta, que ela não devia saber que eram dos espanhois, administradora não executiva, quer dizer não faz nada, so recebe, para pagar o quê Cale-se e tenha vergonha minha senhora

Pasiego dijo...

La amiga del Botín ahora se dedica a rajar de los españoles. Esta tipa no tiene vergüenza.

Malo Malísimo dijo...

Pues a mi, no me gusta que los portugueses se metan en la política española y MFL lo hace cuando hace las afirmaciones que hace. Esta Señora sabrá mucho de ganar dinero para bancos y banqueros pero ¿sabe derecho internacional? y ¿de verdad sabe de cuentas o es que no necesita los dineros europeos?

Anónimo dijo...

Pues a mi, me gusta que los portugueses se metan en la política española y que los españoles se metan en la política portuguesa.

Soy Doctor por la Universidad de Sevilla y Doctor Europeo gracias a los impuestos de los contribuyentes españoles, ya que los precios publicos que he pagado han sido muy por debajo del coste real. Como yo hay centenares de portugueses que han estudiado u estudian en España y que no habrian tenido la posibilidad de cursar sus estudios en Portugal.

La Señora Licenciada Ferreira Leite tanto olvida o desconoce esto hecho como olvida o desconoce otros en que los impuestos de los Españoles ayudan a la mejora de la calidad de vida de los portugueses.

Viva el AVE hasta Lisboa, Faro y Porto.

Anónimo dijo...

Lembra- me uma anarquista espanhola (ASS dixit)