martes, 17 de julio de 2007

Provérbios Tugas


Ahora que Saramago anda diciendo que Portugal puede unirse a España, es un soñador de quimeras, merece la pena recordar algunos rasgos culturales de los portugueses, no nos diferencian tantas cosas y en muchas somos hijos de la misma madre.
Adivinanzas
Ave sou/penas nao tenho/pêlo de ovelha me cobre/de cabeça sou mui pobre/numa árvore me sustenho: avelã.
Casinha branca sem porta nem tranca: ovo.
Qual é o animal que tem mais que três olhos e menos que quatro?: piolho.
Verde foi meu nascimento/e de luto me vesti/para dar a luz ao mundo/mil tormentos padeci : azeitona.
Provérbios
A boda e a batizado, não vás sem ser convidado.
A galinha da minha vizinha é sempre melhor que a minha.
Diz o tacho para a panela: sai daqui, não me enferretes.
Boa fama granjeia quem não diz mal da vida alheia.
Broa quente, muita na mão e pouca no ventre.
Trava - Línguas
O rato roeu a roupa do Rei de Roma a rainha com raiva resolveu remendar.
Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.
Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia.
O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
Como dos gotas de agua, la cultura popular, los refranes y los proverbios son parte de un tronco común, en cada país crecieron, se hicieron mayores, ahora toca acercarnos más, cada vez más, respetando que cada uno es lo que es.
Hay muchos más en una página de la Universidad del Minho, merece la pena visitarse.

7 comentarios:

Anónimo dijo...

A imensa maioria dos espanhois, por principio detestam tudo quanto é estrangeiro (assim são educados desde pequenos), e só respeitam aqueles que depois se mostram mansinhos. Pelo contrario, os portugueses somos uns cãozinhos abandonados que precisam-nos bater 20 vezes para compreendermos que é nosso inimigo !!! .... e mesmo assim depressa nos esquecemos.

Anónimo dijo...

José Saramago é velho caduco e mais espanhol do que Português, ele se quer ser espanhol que se naturalize e fique por lá, e que meta o prémio Nobel no local adequado,embora eu presuma que ele não põe ovos.Eu, durante dois anos seguidos no mato da Guiné,vi em sentido, ser içada a bandeira de Portugal, ainda continuo a ter muito orgulho na nossa bandeira,o Zé Saramago,deve ser dos que fugiu,para não ir à tropa,dizendo que não era cobarde,não concordava com o Salazar,enfim, quando nos convém, todos nós também mentimos às vezes.O que tenho pena é de termos tantos chulos portugueses a viverem à conta de tachos bem remunerados e quando os deixam ainda recebem chorudas indemnizações, sendo posteriormente encaminhados pelos amigos ou do mesmo partido ou de outro,para outro tacho qualquer,a corja é toda a mesma,só mudam de cor as bandeiras dos partidos
VIVA PORTUGAL e só tenho pena de termos estado desde à 33 anos a ser expoliados por oportunistas

Anónimo dijo...

Prefiro ser um pobre português do que ser um rico espanhol.
Ganhem vergonha os nossos antepassados que tanto sangue perderam para conquistar este pequeno território se cá voltassem morriam logo só de ouvir tais barbaridades!
Tenho orgulho em ser português, respeito os outros povos, mas cá mandamos nós, quem não estiver satisfeito pode ir pa Espanha ou para o México ou Brasil pq não faz cá volta nenhuma.
A maior parte daqueles que preferem pertencer a Espanha pertencem ao Pseudo jet-set, que só faz férias no Mexico e no Brasil e depois não têm dinheiro para o dia a dia, depois dizem mal de Portugal!
Trabalhem mais e digam menos asneiras!

Anónimo dijo...

Por acaso hoje é um de Abril?

Quer dizer ao fim de 900 anos a lutar contra eles agora vem um senil dizer baboseiras e a malta ainda bate palmas?

Esse gajo devia ser preso ou internado num asilo por dizer tal coisa!

Agora esta deu-me mesmo uma volta ao estômago!

Anónimo dijo...

Bom....fora de brincadeiras porque isto é um assunto serio...a China nao é uma democracia, nao existem direitos humanos, tribunais crediveis, propriedade intelectual, liberdade de expressao, nem sequer uma moeda credivel. Dito isto quaisquer sondagens publicadas num pasquim controlado pelo governo carecem totalmente de credibilidade. Quanto aos comentarios do senhor Saramago, devemos salientar para quem nao sabe que o dito senhor vive principescamente numa ilha remota e portanto totalmente afastado da Espanha real e profunda...no entanto...como as suas declaraçoes sao incendiáriamente provocadoras, as pessoas reagem, neste caso refiro me á reacção oficial do MNE, que em circunstancais normais nem devia reagir, mas infelizmente reagiu.
Para terminar, devo salientar que as pessoas devem pensar antes de inflamarem a opiniao publica com ideias tao descabidas, e se benificiam de algum protagonismo e visibilidade social devem pelo contrário ajudar o seu proximo a pensar, porque meu caro Saramago e demais apoiantes do projecto Iberico...a vida nao se resume a ter gasolina mais barata, e um corte ingles em cada esquina...a vida é algo muito maior do que bens materiais...a identidade de um povo de um Pais de uma cultura nao se deve por em causa por razoes fiscais ou economicas. Por alguma razao ha 900 anos nos separámos deles, colonizámos de forma totalmente diferente, gerimos as colonias durante seculos de forma distinta, fizémos alianças diferentes, mantemos alianças diferentes, e somos efectivamente DIFERENTES!!! Alguem imagina a Austria a a Alemanha a fazerem uma união? Ou a Grecia e o Chipre?? Estao todos ao lado uns dos outros e derivam todos de uma regiao comum ha 1000 anos atrás....será isso razao suficiente para uma "união"?? Claro que nao senhor Saramago...continue a escrever livros...de ficção...ou entao tente propor uma aproximaçao do Japão á China...para se unirem...estão ali pertinho um do outro e tudo!!

Jose Carlos Molina dijo...

Caralho, estoy siendo invadido por los caballeros de Dom Afonso Henriques, Los Amigos de Olivença y he decidido fechar cualquier comentario.

Si uno solo intentaba dar a conocer las peculiaridades de los tugas y esto se ha convertido en un tiro al plato de nacionalistas de más rancia caspa.

FECHADO POR EXCESO DE TROLLS.

Anónimo dijo...

Torna-se clara a opção dos portugueses livres, de hoje e de outrora, que existem constituidos em Nação e em Estado, por direito próprio que lhe conferiu a sua determinação e vontade férrea de ao longo de muito séculos defender, como lhe chamou Camões «A Lusitana antiga Liberdade».

Muito pode acontecer no futuro, e é importante que os portugueses estejam alerta para os problemas que o país inevitavelmente virá a enfrentar, mas a determinação que ao longo de tantos séculos este povo tem mostrado, e o seu apego à Liberdade, junto ao facto de Castela ser sinonimo de Espanha, fazem-me crer que no futuro, podemos até vir a ser europeus, franceses ou marcianos...

Mas nunca, nunca seremos espanhóis!