jueves, 13 de diciembre de 2007

Tratadíssimo em Lisboa


O Tratado de Lisboa foi assinado esta quinta-feira, pelas 12h50, hora de Portugal continental e Madeira,nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos na capital de Portugal. La Constitución Europea de 2005 que falhou é agora sustituída pelo Tratado de Lisboa, este tem quatro documentos:Tratado da Uniao Europeia, Tratado do Funcionamento da Uniao Europeia, Protocolos e finalmente as Declaraçoes.
Depois das emoções protocolares de uma hora em pé a sorrir e a apertar a mão aos Chefes de Estado e membros dos 27 membros da União Europeia, seguiram-se os discursos de palavras consensuais e, por fim, as tão esperadas assinaturas a caneta de prata de tinta preta. Tanto José Sócrates, presidente da União Europeia em exercício (até amanhã, dia da última cimeira em Bruxelas) como Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, e Hans-Gert Pöttering, presidente da União Europeia agradeceram o esforço da Chanceler alemã na conquista daquele que todos, em uníssono, consideraram ser «um momento histórico».
Ahora toca esperar, toca ver si Europa arranca, algunos dieron la nota como Gordon Browm que no estuvo en el acto de la firma y si en la comida, algunos que no se quedaron a comer una rica encharcada alentejana de postre, yo, sinceramente, soy muy escéptico y veo que el viejo Tratado de Roma sigue vigente, porque Europa sigue siendo un club de mercaderes.

4 comentarios:

Anónimo dijo...

El sucesor de Tony Blair,Gordon Brown, firmó sólo el Tratado de Lisboa, y lo hizo porque no asistió a la ceremonia oficila con los representantes de los otros 26 países de la UE. Lo hizo en el Museo de los Coches de Lisboa, lugar del almuerzo oficial,y esque ser inglés o británico es algo que importa mucho.

Browm renunció assistir a la ceremonia oficial de la firma, porque debía comparecer hoy en la Camara de los Comunes, mire usted que casualidad.

Me temo que los euroescépticos británicos ganan la batalla y Browm no se atreve a plantarles cara, me temo que el es el mas euroescéptico de todo.

Good save the Queen of Great Britain, Wales, England, Scotlanda and Northern Ireland.

No tienen remedio.

Anónimo dijo...

Foi realmente motivo de orgulho e emoção que senti no nosso PM Jose Socrates e Luis Amado.Como português senti-mo grato pelo contributo destes nossos concidadãos que dignificaram Portugal e os portugueses.
Parabens.

Anónimo dijo...

Que dicen ahora los de la X del GAL?.
Tanto predicador de mierda se ha tenido que tragar sapos muy gordos cuando han visto que Felipe González ha sido elegido, por todos, el Presidente del Comité de Sabios, que les den a los de la COPE, el INMUNDO y a sus amiguetes.

Que os den por donde os quepa.

Anónimo dijo...

A PESQUISA

A ONU resolveu fazer uma grande pesquisa mundial. A pergunta era:
"Por favor, diga honestamente, qual a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do mundo."
O resultado foi desastroso. Foi um total fracasso.

Os europeus do norte não entenderam o que é "escassez";
Os africanos não sabiam o que era "alimentos";
Os espanhóis não sabiam o significado de "por favor";
Os norte-americanos perguntaram o significado de "o resto do mundo";
Os cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre "opinião";
O parlamento português ainda está a debater o que significa "diga honestamente"