miércoles, 21 de marzo de 2007

Na Italia gostam de caês portugas?


Lista de caês perigosos na Italia.


A Associação Portuguesa do Cão Serra da Estrela (APCSE) manifestou-se contra a «classificação absurda e sem qualquer fundamento» que colocou duas raças autóctones portuguesas na lista de cães perigosos em Itália (Serra da Estrela e Rafeiro Alentejano).


«Todos somos poucos para defender estas duas raças , disse em conferência de imprensa a presidente da Assembleia Geral da APCSE, Justina Franco, sublinhando a «profunda indignação» dos defensores das raças autóctones portuguesas face à classificação feita pelas autoridades italianas, publicada em Dezembro naquele país.


Segundo a responsável, «tudo será feito» para que governo italiano retire estas duas raças da lista, acrescentando que «se desconhecem os critérios que levaram as autoridades italianas a colocarem o Serra de Estrela e o Rafeiro do Alentejo na conjunto de 17 raças consideradas perigosas» naquele país.


«O número de exemplares de cães Serra de Estrela em Itália é muito reduzido, pelo que esta raça não deve ser muito conhecida», referiu a responsável.


Outro representante da associação, José Almeida, disse à agência Lusa que os Serra de Estrela são cães «completamente inofensivos, com muita personalidade e extremamente dóceis e meigos», pelo que esta classificação «só se pode tratar de um erro».


Em declarações à Lusa, Helena Costa, que cria Rafeiros Alentejanos há mais de dez anos, sublinhou que esta raça, como o Serra de Estrela, são cães «muito nobres, rústicos e dignos», pelo que não podem, na sua perspectiva, fazer parte da lista de cães perigosos.


Segundo a criadora, «não existem cães perigosos, apenas donos irresponsáveis», salientando a importância que «o acompanhamento e a educação têm nos primeiros meses de vida».


Uma responsável da Liga Portuguesa do Direito do Animal considerou a classificação italiana das duas raças autóctones portuguesas, que «já estiveram em extinção» como um «ataque ao património português».

Almiro Monteiro Moreira, um especialista que durante 18 anos foi responsável pelo treino de cães de polícia, disse que esta completamente «contra esta classificação» e que «não percebe como é que estas dois cães foram incluídos na lista de raças perigosas.

Tenho que ligar com o Romano Prodi, amanha de manha ligo de telemóvel.



4 comentarios:

Anónimo dijo...

Até me custa a crer nesta notícia!! Será que são loucos estes italianos??

Anónimo dijo...

Será que as autoridades italianas se "passaram de "raiva""?
Ou será ignorância quanto às qualidades das referidas raças? Será que eles, sequer as conhecem ?
Perigosos são, esses sim, os mafiosos que por lá abundam.
Que se saiba nem na Serra da Estrela nem no Alentejo existem máfias.
Exiga-se retratação do Ministério da Saúde Italiano onde, provavelmente escasseiam "conhecedores da matéria.

Anónimo dijo...

Gracias por seguí ahí José Carlos.
Gracias por seguir queriendo a nuestra hermana tierra portuguesa.

Anónimo dijo...

El perro más dócil de Portugal es el podengo portugues fulvo.......