domingo, 8 de febrero de 2009

Parti de Gauche



Le Parti da Gauche nascido no día 1 de fevereiro do 2009 na França. No Congresso constituinte do Parti de Gauche, reunidos em Limeil Brevannes, já tem a suas bases ideológicas na sua Motion orientative . Fico com a ideia de que é saudável a fundação do Partido de Esquerda e faço minhas as palavras do Manuel Alegre dirigidas a o Congresso na sua Mensagem.
Mas é preciso um sopro de renovação. Uma nova esquerda só poderá nascer de várias rupturas das diferentes esquerdas consigo mesmas. Ruptura com as práticas gestionárias e cúmplices do pensamento único. Ruptura com a cultura do poder pelo poder e com o seu contrário, a cultura da margem pela margem, da contra-sociedade e do contrapoder.
Nesta fase de crise mundial, o que se impõe não é salvar o sistema, mas ousar mudar o sistema. Esta é a hora em que o mundo precisa de esquerda.
Esta é a hora em que a Europa precisa mais do que nunca de esquerda. Os socialistas do século XIX formularam as primeiras respostas à injustiça inerente ao capitalismo. Faliram as respostas mas a pergunta permanece. Esta é a hora de construir novas respostas. Esta é a hora de reinventar a esquerda. À escala de cada país, à escala da Europa e à escala do mundo.
Este é um tempo de construir soluções alternativas novas e o tempo da razão como diz o poeta socialista Antero de Quental no seu Hino à Razão.
Razão, irmã do Amor e da Justiça,
Mais uma vez escuta a minha prece.
É a voz dum coração que te apetece,
Duma alma livre, só a ti submissa.

Por ti é que a poeira movediça
De astros e sóis e mundos permanece;
E é por ti que a virtude prevalece,
E a flor do heroísmo medra e viça.

Por ti, na arena trágica, as nações
Buscam a liberdade, entre os clarões;
E os que olham o futuro e cismam, mudos,

Por ti, podem sofrer e não se abatem,
Mãe de filhos robustos, que combatem
Tendo o teu nome escrito em seus escudos!