lunes, 17 de septiembre de 2007

Amizades perigosas


José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa ha ido de visita a la Casa Blanca,hoy a pasar un ratito con su amigo George Walker Bush, si ese que no recibe a José Luis Rodríguez Zapatero, pero como es un portugués muy educado se ha sentado en la silla y no ha puesto los zapatones como Ansar en la mesa. Son cosas de la política europea y el Nota de Sócrates a ido a visitar al Gran Timonel del Imperio del Mundo Mundial.
O presidente norte-americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro português, José Sócrates, concordaram esta segunda-feira, em Washington, com a necessidade de uma forte cooperação entre a UE e os EUA em prol da segurança mundial.
Bush e Sócrates falavam a jornalistas no final do encontro de cerca de uma hora que mantiveram ao fim da manhã, na Casa Branca.
O Presidente norte-americano salientou a importância do «trabalho conjunto» entre os EUA e a União Europeia e agradeceu a José Sócrates o apoio de Portugal nas intervenções militares no Afeganistão e no Iraque. (Este Bush no se acuerda que el del cuarteto de las Azores era José Manuel Durao Barroso, líder conservador y no socialista como Sócrates).
Por seu lado, José Sócrates, que falou em inglês, bien falado no como Jose Ansar,disse que a sua primeira prioridade é manter «uma Europa forte e unida» e trabalhar «em estreita coordenação com os EUA a favor da estabilidade e da segurança mundial». ¿Quién dijo miedo?.
Na dupla qualidade de presidente em exercício da União Europeia e de primeiro-ministro de Portugal, Sócrates teve o seu primeiro encontro oficial com George W. Bush, não sem antes fazer o seu «jogging» matinal nos jardins do Lincoln Memorial, espaço que homenageia em Washington o 16º presidente dos EUA (Abraham Lincoln - 1809-1865). (es un crack este tuga).
No domingo, primeiro dia da visita aos Estados Unidos, José Sócrates encerrou, no Smithsonien Institut, em Washington, a exposição sobre os Descobrimentos «Abraçando o globo: Portugal e o mundo nos séculos XVI e XVII», em que prometeu que o Governo de Lisboa «tudo fará» para a levar a Portugal.
Em declarações a jornalistas, no domingo, o presidente em exercício da UE considerou fundamental que União Europeia e Estados Unidos «olhem para o futuro» e deixem para trás as divergências em relação à intervenção militar norte-americana no Iraque. (Bush siguió sin enterarse que quiso decir si Barroso puso la Base de las Lajes).
«O mais importante é olharmos para o futuro», porque «Estados Unidos e Europa partilham um património de valores. A relação transatlântica está sempre no topo da agenda da política externa da União Europeia».
Em relação a George W. Bush, o primeiro-ministro luso fez questão de frisar que «é sempre bem-vindo a Portugal» e que os Estados Unidos «são um país amigo». Invitandole al Algarve a ver si aclara lo de la menina Madeleinne, una vez que deje la Casa Branca y se dedique a arreglar el mundo.
«A relação transatlântica esta sempre no topo da agenda da UE e de Portugal e é essencial para os Direitos do Homem e para a democracia no Mundo», salientou Sócrates.
Sócrates disse ainda que iria informar o presidente dos Estados Unidos «sobre a agenda da União Europeia para os próximos meses», incluindo os temas do Afeganistão, Médio Oriente e Kosovo.
«Todas os pontos que apontei precisam de uma coordenação entre a União Europeia e os Estados Unidos», defendeu, adiantando que «o futuro constrói-se com uma cooperação cada vez mais intensa» entre os dois blocos políticos.
Durante o encontro, além de debaterem questões bilaterais (como a presença portuguesa na NATO), Sócrates e Bush tentarão aproximar as posições dos Estados Unidos e da União Europeia em relação ao processo de paz no Médio Oriente, ao estatuto futuro da província sérvia do Kosovo, ao relançamento das relações transatlânticas e às energéticas e ambientais.
Debió ser un tierno momento, bajo la atenta mirada de Condoleezza Rice, esa chica de color tan simpática, y este Sócrates intentando explicarle a George que el no era el Tercer Moranco (Barroso es clavado a los hermanos Cadaval), pero como la alta política es así el Nota de Sócrates ya ha sido recibido por Bush, ahora los del Partido Popular rajarán lo que no está escrito, pero lo que más me gusta del cameo es el buen rollito y el jogging matinal del tuga, para nota.
Cuidado con las amistades peligrosas que luego te toman por amigo de Bush y a ver como convences a los portugueses para que te vuelvan a votar.

5 comentarios:

Anónimo dijo...

os agradecimentos deste criminosos internacional para que o Sr. Enguueeenheiro dobrasse a espinha e se pusesse de cócoras a abanar a cabeça com a displicência de quem pensa: "obrigadinho ó Jorge, pá, assim vamos para as bocas do mundo, assim a Al-qaeda vai-se lembar que existimos e vai lá botar umas bombas para depois participarmos na invasão do Irão (aqui digo eu: que também não são flor que se cheire...) como retaliação".
Já agora, o Jorge (George soa-me demasiado à cámone) sempre podia levar o José (Sócrates soa-me demasiado a Pinócrates) até uma qualquer universidade e aí fazer uma palestra sobre a forma de levar um país à miséria, onde seria agraciado com a nomeação de Doutor Honoris Causa, ou melhor, de Enguenheiro Horroris Causa, e já não teria mais vergonha de ter o canudo por fax e uma história por detrás, mal contada do princípio ao fim.

Anónimo dijo...

Porque terá ido tão longe? Com tanta gente cá a querer correr com ele...

Anónimo dijo...

Sem morrer de amores pela classe politica, o meu voto oscila consoante as pessoas e talentos. Neste caso particular Socrates terá o meu voto para outra maioria no parlamento. Corajoso, não tem medo da mudança, abanou com os profetas da desgraça, pôs freio nos mamões que durante decadas mandaram neste País, são esses que se agitam, e berram. Tem muito para Berrar, porque passaram a ser governados e não a governar. A Classe média-alta, grande parte ociosos trabalhadores do Estado, habituada a tantos privilégios e a pouco trabalho está naturalmente preocupada. Parabéns PM.

Anónimo dijo...

Não foi o sr engº que na altura em que o Durão apoiou a invasão do Iraque se demonstrou contra, é estranho porque razão vai agora receber e aceitar agradecimentos a isso inerentes, para mais vindos de um atrasado que nem sabe onde fica Portugal. Tenha vergonha na cara sr pseudo primeiro ministro e tome é medidas para governar Portugal e acabar com a miséria que grassa neste país.

Anónimo dijo...

Ferro Rodrigues (PS) apoyó a Durao Barroso (PSD) en la Cumbre de las Azores