martes, 24 de abril de 2007

Hoy es 25 de abril


Há quem queira subverter a memória e o significado do 25 de Abril, que foi uma revolução original e pioneira, um caso único na História, de que todos nós devemos ter orgulho, pois mostrou que era possível passar de uma ditadura para a democracia sem cair numa nova ditadura.
Preservar o 25 de Abril é fazer, sem complexos, a pedagogia dos seus valores: a liberdade, a tolerância, o desenvolvimento e a paz. Realizar a justiça social, consolidar o espírito de serviço público, reforçar os direitos sociais continua a ser um imperativo de Abril, neste tempo em que critérios economicistas se sobrepõem à dimensão humanista da nossa vida colectiva. Comemorar Abril hoje é também combater o racismo, a xenofobia e o fechamento da nossa sociedade aos que nos procuram para aqui trabalhar e viver. Celebrar Abril é não deixar que se apague a memória da resistência ao fascismo e da luta pela liberdade, mas também da genuína alegria e da mobilização popular que a queda da ditadura fez brotar em Portugal, há 33 anos.
Glosando Zeca Afonso, o que faz falta é somar e multiplicar a energia social dos movimento cívicos que são a base da democracia participativa. Festejar Abril é partilhar com todos a nossa vontade de nunca desistir de fazer de Portugal um país “mais livre, mais justo e mais fraterno”.
Movimento de Intervenção e Cidadania.
Mañana es algo más que un día de descanso, de compras a Badajoz, de salir al campo si hace bueno, es simplemente un día más de LIBERTAD. Una flor primorosa que hay que regar y cuidar ya que muchos quieren que se marchite. Mañana iré a trabajar con mi clavel rojo.
25 DE ABRIL SIEMPRE.

9 comentarios:

Caty Cordero dijo...

Si me permites, voy a usar las palabras de Madredeus para expresarme, de su canción "As brumas do futuro":

Sim, foi assim que a minha mao
surgiu de entre o silencio obscuro
e com cuidado, guardou lugar
a flor da primavera e a tudo

Manha de Abril
e um gesto puro
coincidiu com a multidao
que tudo esperava e descobriu
que a razao de um povo inteiro
leva tempo a construir

Ficamos nos
so a pensar
se o gesto fora bem seguro

Ficamos nos
a hesitar
por entre as brumas do futuro

A outra accao prudente
que termo dava
a solidao da gente
que desesperava
na calada e fria noite
de uma terra inconsolavel

Adormeci
com a sensacao
que tinhamos mudado o mundo
na madrugada
a multidao
gritava os sonhos mais profundos

Mas alem disso
um outro breve inicio
deixou palavras de ordem
nos muros da cidade
quebrando as leis do medo
foi mostrando os caminhos
e a cada um a voz
que a voz de cada era
a sua voz
a sua voz....

Beijinhos, Jose Carlos.

Anónimo dijo...

Se temos dificuldades e somos um pais pobre é graças a este dia.
Querem festejar ou ensinar quê???????
A vergonha, a cobardia , a traição, a inglória, a pobreza, o roubo, a preguiça...aahahh então encontraram o dia certo!!!!!

Anónimo dijo...

«Quem fez o 25 de Abril foi Marcelo Caetano»;
QEM PROPORCIONOU QUE SE FIZESSE A ALTERAÇÃO DO SISTEMA POLITICO EXSTENTE FOI SEM DÚVIDA O PROFESSOR DOUTOR MARCELO CAETANO, A QUEM OS PORTUGUESES MUITO DEVEM E DE QUEM NINGUÉM FALA, NEM OS COMENTADORES COBARDES, SÃO CAPAZES DE O COMENTAR JUSTAMENTE
FOI ELE QUEM INSTITUIU EM PORTUGAL O PRINCIPIO DA SEGURANÇA SOCIAL. FOI ELE QUEM FACILITOU QUE FIZESSEM AS REFORMAS,M MAS NÃO A SELVAJARIA QUE VEIO DEPOIS.

Anónimo dijo...

Os pais que ensinam que antes havia liberdade fazem-no co isenção e verdade.
Havia liberdade sim. Havia um governo competente, que objectivava o bem estar da população, tanto no continente quanto nas ex-colónias.
Agora temos um país des-Governado por um "pm" (com letra pequena do tamanho dele e das suas obras), mas ALDRABÃO INCOMPETENTE.
Um PR que nada faz e que para nada serve.
Estamos há 33 anos sendo des-governados por uma esquerda podre, que com a capa da democracia levou Portugal ao que somos... mas nem vale a pena perguntar porque todos sabem a resposta, mesmo aqueles que ainda por covardia têm medo de a pronunciar, como está de saúde financeira esses traidores que fizeram a revolução e os que se lhes seguiram, entre os quais Mario Soares?
Essa gente fez uma revolução para seu benefício, nunca se importaram com o bem do povo.
- Não se come democracia.
- Não se come as tão apregoadas, mas mentirosas, liberdades.
É uma vergonha o que fizeram de Portuagl!
Por pura covardia nada se fez para travar os desmandos da esquerda.
Esperemos que as gerações futuras venham a ter a noção exacta de tudo o que estas desgraça foi e mudem a sua postura para bem deles e de Portugal.
Precisamos de tomar consciência da nossa NACIONALIDADE e todos juntos clamarmos -
"NÓS, PORTUGUESES E NACIONALISTAS, EM QUALQUER PARTE, ONDE QUER QUE ESTEJAMOS, VAMOS UNIR-NOS PARA COMBATER A ESQUERDA JACOBINA E MAÇÓNICA".
VIVA PORTUGAL!

Anónimo dijo...

Pasmao fico con los comentarios de ciudadanos portugueses.
Flaca memoria y gente manipulada.

Yo también lo festejo.

Anónimo dijo...

VIVA SALAZAR !

HOJE e SEMPRE: um HOMEM HONESTO e não um Político Corrupto, como estes que conduziram Portugal ao lugar de membro mais POBRE da UE.

Nem os FUNDOS COMUNITÁRIOS escaparam, canalizados sem controlo para as empresas dos AMIGOS!

HOJE Portugal é o que se vê: DESEMPREGO, IMPOSTOS, CRIMINALIDADE E CORRUPÇÃO GOVERNATIVA!

Hoje a Liberdade dos Portugueses reduz-se a ter DUAS opções:
Estar calado
Falar... e quem Governa nem ligar para o Povo diz!

VIVA PORTUGAL!
CASTIGO PARA O TRAIDORES!

Anónimo dijo...

Espero que não se lembrem de ressuscitar Antonio de Oliveira Salazar.
Se o fizerem, Portugal transformar-se-á num manicómio.
Eu piro-me para longe, para lá dos Pirineus.
Há facistas por demais cá neste país.

Anónimo dijo...

Que vos interessa o 25 de Abril ou os problemas dos Gágás.Vós que tendes o melhor que há na vida, a juventude, marimbai-vos para a politica que não traz pão, a não ser ao Socrates, Soares e companhia. D.Afonso Henriques é lama, à lama voltou tal qual como o Salazar,como o meu avô que morreu na Flandres e muitos outros herois.
Gozai a vida descontraídos e alegres!
E não vos esqueceis eles só vos contam "estórias"!

Anónimo dijo...

Este dia serve para me tornar,à medida que os anos passam , ainda mais revoltado. É neste dia, principalmente, que recordo a exemplar descolonização agradecendo a Mário Soares e seus acólitos tais como Otele Saraiva de Carvalho, o ricaço Almeida Santos e tantos outros que mergulharam a minha vida numa completa e total desestabilização para não falar da desgraça dos povos africanos que passam fome e carências de todo o nìvel em nome de uma liberdade podre e descontextualizada da realidade. FUI ENGANADO !
Salazar não me enganou , sabia-mos o que tinhamos
e o que terìamos de fazer para sobreviver: TRABALHAR !!!DEFENDER OS IDEAIS DE PORTUGAL !
SER PORTUGUÊS ! PELE FAMILIA ! Ideais que se perderam na propalada liberdade de Abril. jÁ PASSARAM 33 ANOS E AINDAM TÊM MEDO ! DE QUÊ ?? A NOVA GERAÇÃO JAMAIS VESTIRÁ ARMADURAS E RECUARÁ NO TEMPO . MAS O FUTURO QUE OS ESPERA NESTA DEMOCRACIA CARREGADA DE UTOPIA É INCERTO E DESPROTEGIDO. VIVEMOS HOJE NUMA DIREITA CAMUFLADA
TAL COMO A DONINHA QUE SE NOS APREESENTA NORMAL MAS ESTÁ CARREGADA DE CHEIRO A PODRE ! GOSTAVA QUE O SOCRATES ME DEVOLVESSE OS 450 ? QUE ME ROUBOU PARA NÃO TER QUE VENDER A MINHA CASA CUJA A RENDA PASSOU DE 500? PARA 800?. VIVA O MUSEU SALAZAR ! VIVA OS CIDADÃOS DE S. COMBA !